TUDO SOBRE A MAIOR BANDA DE TODOS OS TEMPOS John, Paul, George, Ringo. Depois dos Beatles, a música nunca mais foi a mesma. Os Beatles se tornaram o mais popular e influente grupo musical de todos os tempos, mudaram todos os padrões musicais e de comportamento nos anos 60. Como músicos foram pioneiros em técnicas instrumentais avançadas e arranjos complexos. Como compositores, Lennon e McCartney são considerados os melhores do século 20 e estão entre os maiores da história. Foi a banda que tornou o rock uma realidade, e espalhou esse estilo musical por todo o mundo. Mesmo depois de 30 anos após terem se separado, os Beatles continuam conquistando fãns e fascinando todo o mundo, o que pode ser provado pelos milhões de álbuns que ainda são vendidos todos os anos. Na Beatles Home Page você encontra tudo o que há de melhor sobre os Beatles: discografia, letras de todas as músicas, fotos, história, curiosidades, músicas midi, informações sobre as músicas, notícias atuais, datas históricas, testes de conhecimento, arquivos para download, resenhas de discos, músicas traduzidas e seções especiais sobre as carreiras solo dos 4 Beatles. HISTÓRIA DOS BEATLES
O início
07/07/1940: Nasce Ringo Starr
09/10/1940: Nasce John Lennon
18/06/1942: Nasce Paul McCartney
25/02/1943: Nasce George Harrison
1956
John Lennon e alguns amigos formam a banda The Quarrymen.
15/06: Um amigo de John Lennon, Ivan Vaughan, convida Paul McCartney para assistir uma apresentação da banda de Lennon em Woolton. Ivan Vaughan apresenta Paul McCartney a John Lennon. Lennon convida McCartney para se juntar ao Quarrymen.
1958
06/02: Paul McCartney apresenta George Harrison a John Lennon. George junta-se ao Quarrymen.
Outubro: o nome da banda passa a ser Johnny and the Moondogs.
1960
O grupo muda de nome várias vezes. Passa a se chamar Nurk Twins, depois Silver Beetles, Long John and the Silver Beatles e The Silver Beatles.
John Lennon convida seu amigo Stu Sutcliffe para ser o baixista do grupo. A namorada de Stu, Astrid Kirchherr, bolou o novo penteado da banda.
Agosto: Pete Best passa a ser o baterista dos Beatles.
Dezembro: Stu Sutcliffe decide deixar a banda em definitivo, para ficar com a namorada em Hamburgo. Stu Morreu em 1962 de hemorragia cerebral.
Beatles com Pete Best na bateria
1961
Os Silver Beatles mudam finalmente seu nome para The Beatles.
13/12 Brian Epstein assina contrato com os Beatles e passa a ser o empresário da banda.
1962
Agosto: George Martin, produtor da banda, não estava satisfeito com Pete Best. John, Paul e George convidam Ringo Starr para ser o baterista da banda (naquela época Ringo já era famoso e considerado o grande baterista de Liverpool).
23/08: John Lennon casa-se com Cynthia Powell.
1963
Março: Lançado o disco Please Please Me.
03/08: Os Beatles fazem sua 274ª e última apresentação no Cavern Club.
Outubro: A volta dos Beatles da Suécia e a apresentação no programa da tv inglesa Sunday Night at the London Paladium marcam o início da Beatlemania.
Novembro: Lançado o disco With The Beatles.
1964
09/02: Os Beatles fazem sua famosa apresentação no programa de tv americano The Ed Sullivan Show.
Março: Os Beatles gravam seu primeiro filme: A Hard Day’s Night.
Julho: Lançado o disco a Hard Day's Night.
Dezembro: Lançado o disco Beatles For Sale.
1965
11/02: Ringo casa-se com Maureen Cox.
29/07: Lançado o segundo filme dos Beatles: Help!
Agosto: Lançado o disco Help!
15/08: Os Beatles fazem seu famoso show no Shea Stadium.
Dezembro: Lançado o disco Rubber Soul.
1966
21/01: George casa-se com Patti Boyd.
Agosto: Lançado o disco Revolver
29/08: Último show ao vivo dos Beatles no Candlestick Park (San Francisco- Estados Unidos).
Outubro: George Harrison viaja para a Índia e aprende a tocar cítara.
09/11: Segundo o boato, nesta data Paul McCartney teria morrido em um acidente de carro, tendo sua cabeça decepada. O boato inicio-se em 1969 juntando-se evidências nas capas dos discos e nas músicas dos Beatles. Segundo o boato Paul teria sido substituído pelo sósia Billy Shears. Mais detalhes na parte Boatos da morte de Paul.
1967
27/05: John Lennon declara que os Beatles não farão mais excursões.
Junho: Lançado o disco Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band.
27/08: Brian Epstein é encontrado morto.
Dezembro: Lançado o disco Magical Mystery Tour.
26/12: Lançado o terceiro filme dos Beatles: Magical Mystery Tour.
1968
15/02: Os Beatles viajam para a India para estudar Meditação Transcendental com o Maharishi Mahesh Yogi.
Novembro: Lançado o disco White Album.
13/11: Lançado o quarto filme dos Beatles, mas desta vez em forma de desenho animado: Yellow Submarine.
Cantando Hey Jude, em Setembro de 1968
1969
30/01: Os Beatles fazem uma apresentação surpresa no alto do prédio da Apple em Savile Row.
Janeiro: Lançado o disco Yellow Submarine.
Março: John casa-se com Yoko Ono.
12/03: Paul casa-se com Linda Eastman.
20/08: Pela última vez os 4 Beatles se reúnem em um estúdio de gravações, desta vez fazendo uma mixagem da música I Want You (She’s So Heavy).
Setembro: Lançado o disco Abbey Road.
1970
04/01: A última sessão de gravações dos Beatles, com Paul, George e Ringo terminando de gravar o álbum Get Back.
Abril: Paul anuncia sua saída dos Beatles.
Em Maio foi lançado o disco Let It Be.
Dezembro: Paul vai à justiça para determinar oficialmente o fim dos Beatles. O sonho acabou.
Curiosidades sobre os Beatles
Os Beatles fizeram 294 apresentações no Cavern Club, entre dezembro de 1960 e agosto de 1963 .
Durante os cinco primeiros minutos da primeira apresentação dos Beatles no programa de tv americano "Ed Sullivan" em 1964, não houve assaltos nem homicídios nos Estados Unidos.
Os Beatles foram os primeiros a fazer video clips de suas músicas. Eles estavam cansados de tocar diversas vezes em programas de TV, então decidiram gravar as músicas em vídeo e distribuir para as TVs. Os 2 primeiros clips foram: Paperback Writer e Rain. George Harrison disse na série Anthology: "De certa forma, inventamos a MTV"
O disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band foi o primeiro disco no mundo a vir com um encarte com fotos e letras das músicas.
Quem pensou no nome Beatles foi John Lennon.
Ringo é o Beatle mais velho, nasceu em 07/07/40.
George Harrison é o Beatle mais novo, nasceu em 25/02/43.
Ringo teve diversos problemas de saúde quando criança. Ficou em coma por várias semanas aos 6 anos de idade. Com 13 anos ele teve pleurisia.
Ringo foi o último integrante a se juntar aos Beatles. Ele foi bastante ofendido pelos fãns quando substituiu Pete Best na bateria dos Beatles. No seu primeiro show no Cavern Club (18 de Agosto de 1962), o público gritava sem parar: "queremos Pete".
Antes do nome "The Beatles", a banda teve vários outros nomes: "The Quarrymen", "The Rainbow", "Johnny & The Moondogs", "Long John & The Silver Beatles" e "The Silver Beatles". Nessa época com o nome "The Silver Beatles" eles usavam apelidos bem estranhos: John Lennon era chamado de "Johnny Silver", Paul McCartney era "Paul Ramon", George Harrison era chamado de "Carl Harrison" e Stu Sutcliffe era "Stu Stäel".
Os Beatles foram os primeiros a colocar trechos de trás para frente nas músicas, como em Strawberry Fields Forever, Blue Jay Way, Rain, Free As A Bird.
Quem criou os famosos cortes de cabelo dos Beatles foi Astrid Kirchner, namorada de Stu Sutcliffe.
Durante uma excursão em 1965 ao Canadá, um dos policiais da segurança dos Beatles chamava-se Pepper (e ele era sargento) .
Após um show nas Filipinas foi marcado um jantar entre os Beatles e a primeira-dama desse país, mas os próprios Beatles não foram avisados. Com isso, ela ficou esperando por eles a toa no palácio. Ela se sentiu humilhada e no outro dia a caminho do aeroporto, os Beatles foram perseguidos por populares que tentavam linchá-los.
O disco mais vendido dos Beatles é a coletânea chamada "1" lançada no ano 2000, que contém as 27 músicas de maior sucesso dos Beatles. Entre os álbuns dos anos 60, o título de campeão de vendas fica com Abbey Road.
Curiosidades sobre as músicas
"All My Loving" e "And I Love Her" foram compostas para Jane Asher, que na época era namorada de Paul McCartney.
"All My Loving" também foi a primeira música onde Paul fez a letra antes da melodia.
A música "The Ballad Of John And Yoko" foi gravada apenas por John e Paul, sem a participação de George e Ringo. John cantava, tocava percussão e guitarra, enquanto Paul tocava piano, baixo, maracas e bateria.
Paul McCartney também tocou bateria em "Back In The USSR" e "Dear Prudence".
Paul McCartney tocou guitarra em várias músicas, como "Another Girl", "Back In The USSR", "Good Morning Good Morning", "Helter Skelter", "Paperback Writer", "Taxman", "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band", "The End", "Ticket To Ride", "Why Don't We Do It In The Road", "And Your Bird Can Sing", "I Will", "I'll Follow The Sun", "I've Just Seen A Face", "Michelle".
John Lennon tocou baixo em Back In The USSR, I'm Looking Through You, Rocky Raccoon, Helter Skelter, Let It Be, The Long And Winding Road.
George Harrison tocou Cítara em Norwegian Wood, Love You To, e Within You Without You.
Don't Bother Me foi a primeira música composta por George Harrison que saiu em um disco oficial dos Beatles. Ele compôs essa música em um quarto de hotel.
As músicas "Got To Get You Into My Life" e "Day Tripper" fazem alusão às drogas.
John Lennon compôs "Being For The Benefit Of Mr. Kite" inspirado em um pôster de circo (Pablo's Fanque Circus Royal).
"When I'm 64" foi inspirada no pai de Paul McCartney, que tinha 64 anos.
A música "Good Morning, Good Morning" foi inspirada em um comercial de cereais.
A música Doctor Robert foi baseada em um médico americano, chamado Robert Freyman, que curava seus pacientes com drogas bem pesadas.
O nome da música "Strawberry Fields Forever" refere-se ao orfanato do exército da salvação em Liverpool, chamado "Strawberry Fields".
Ob-La-Di, Ob-La-Da significa "Life Goes On" no dialeto de uma tribo africana. Em português significa "A vida vai" ou "A vida vai bem".
John gravou os vocais de Revolution deitado no estúdio.
A música Helter Skelter chegou a ser gravada em uma versão de 27 minutos de duração. Essa gravação ainda existe, George Martin pensou em colocá-la no Anthology 3, mas além de ocupar um terço do CD, ele declarou que as pessoas não teriam paciência de escutar tudo.
Paul fez a música Hey Jude para Julian Lennon, filho de John e Cynthia Lennon, para não deixá-lo triste com a separação dos seus pais. John trocou Cynthia por Yoko Ono.
John Lennon teve inspiração para a música "Lucy In The Sky With Diamonds" após ver um desenho do seu filho Julian, de uma garota chamada Lucy, em um céu com diamantes. Muitos acreditavam que a música seria uma apologia às drogas, com seu nome sendo referência ao LSD. Lucy In The Sky chegou a ser proibida de ser tocada em alguns países.
A música "Julia" é uma homenagem à mãe de John Lennon.
John Lennon fez a música "Dear Prudence" para Prudence Farrow, filha da atriz Mia Farrow, que estava na Índia com os Beatles.
"Sexy Sadie" foi feita como uma crítica de John Lennon ao guru Maharishi Mahesh Yogi. O grupo foi buscar ensinamentos espirituais com o guru na Índia, mas ele apenas tentava ganhar fama sobre a presença dos Beatles e conquistar a irmã da atriz Mia Farrow.
Na música "Martha My Dear", Martha era o nome da cadela de Paul McCartney.
Yoko Ono faz a voz de criança na música "The Continuing Story Of Bungalow Bill".
O solo de guitarra de "While My Guitar Gently Weeps" foi feito pelo cantor e guitarrista Eric Clapton.
Mick Jagger fez backing vocals na música "Baby You're A Rich Man".
O solo da música "The End" do disco "Abbey Road" foi feito alternadamente por George, John e Paul.
A música "Let It Be" foi composta após Paul ter tido um sonho com sua mãe, que havia falecido, e no sonho ela disse que tudo estaria bem.
Outras Curiosidades
John e Paul fizeram uma apresentação como dupla, em 1960, no pub Nurk Twins em Bending, Berkshire.
Paul compôs sua primeira música em 1955, quando ele tinha 14 anos, chamada "I Lost My Little Girl".
A primeira música dos Rolling Stones (I Wanna Be Your Man) foi dada de presente por John e Paul.
Os Beatles venderam quase 2 bilhões de discos e fitas até hoje.
O primeiro nome da música "Yesterday" foi "Scrambled Eggs" (ovos mexidos).
Além disso, Yesterday é a música que foi gravada o maior número de vezes por diferentes cantores.
O primeiro nome da música Eleanor Rigby foi "Daisy Hawkins". Nenhum dos 4 Beatles tocava instrumentos nessa música. Ela foi gravada por uma orquestra e com vocais de Paul McCartney.
O título original de "Hey Bulldog" era "You Can't Talk To Me".
O título original de "For No One" era "Why Did It Die".
O título original do disco "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band" era "Dr. Pepper".
O disco "Please Please Me" foi quase todo gravado em apenas um dia (11 de Fevereiro de 1963).
O disco "Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band" foi produzido em 129 dias, em 700 horas.
O título original do "White Album" era "A Dolls House" ("A Casa das Bonecas", nome tirado de uma peça teatral de Henrik Ibsen).
A primeira aparição dos Beatles na TV americana foi dia 03/01/64, no programa de Jack Paar, onde ele exibiu uma versão ao vivo de "She Loves You".
Os assistentes de palco (Roadies) dos Beatles eram Neil Aspinall e Mal Evans.
Durante as gravações do White Album, Ringo chegou a sair dos Beatles por duas semanas, após uma briga com Paul.
Nas gravações do disco Abbey Road, os Beatles já estavam brigados entre si, e decididos a acabar com a banda; com isso não tocavam mais juntos, cada um gravava sua parte das músicas do disco separadamente.
Boatos da morte de Paul nos anos 60
Nos anos 60 surgiram boatos que diziam que Paul McCartney teria morrido em um acidente de moto, com esmagamento craniano (esse acidente realmente aconteceu, mas Paul apenas se machucou). Segundo o boato, os Beatles não teriam divulgado a morte de Paul, e sim procurado um sósia para substituí-lo. Eles teriam encontrado um músico bem parecido e talentoso como Paul, chamado Billy Shears, que teria feito algumas operações plásticas para ficar mais parecido com ele. Os Beatles teriam então deixado algumas pistas em músicas, capas de discos e em filmes, para que o público pudesse descobrir que Paul McCartney morreu, e aquele que estava no seu lugar era apenas um sósia. Na verdade essas pistas existem mesmo. Os Beatles fingiram que Paul estava morto, e inventaram essa brincadeira apenas como forma de marketing para aumentar a venda dos discos. Confira algumas das pistas que teriam sido deixadas pelos Beatles. Perceba que as pistas são muito interessantes, e por isso enganaram a todos na época.
Rubber Soul
A primeira suspeita foi quando os Beatles anunciaram que não fariam mais shows ao vivo, assim ninguém perceberia o sósia de Paul McCartney.
Na capa do disco "Rubber Soul" os Beatles estão olhando para baixo, como se estivessem olhando para uma sepultura que seria de Paul.
A música "In My Life" tem um trecho dizendo: "some are dead and some are living" (alguns estão mortos e alguns estão vivos).
A música "I'm Looking through You" tem um trecho dizendo: "You don't look different but you have changed, I'm looking through you, you're not the same" (você não parece diferente mas você mudou, eu olho através de você, você não é mais o mesmo)
Revolver
Perceba que este é o primeiro disco dos Beatles onde a capa não é uma foto, e sim um desenho. Pelo desenho não daria para descobrir o sósia.
Há uma mão aberta sobre a cabeça de Paul. (os mortos são abençoados com a mão aberta sobre a cabeça)
A música "She Said She Said" tem um trecho que diz "she said I know what it's like to be dead" ou "ela disse que eu sabia como é estar morto".
A música Dr Robert diz: "you're a new and better man" ou "você é um homem novo e melhor" se referindo ao novo Paul. Dr Robert teria sido o médico responsável por tentar salvar Paul.
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
A capa do disco estaria simbolizando a sepultura de Paul, com todas as pessoas ao redor.
Os arranjos de flores lembram um funeral.
Um dos arranjos de flores forma o desenho de um baixo igual ao que Paul tocava, e virado para a direita, já que Paul era canhoto. O baixo só tem três cordas, simbolizando apenas 3 Beatles restantes.
Há também uma mão aberta sobre a cabeça de Paul.
Há uma boneca segurando um carro de brinquedo na foto da capa. O carro seria do mesmo modelo do que matou Paul no acidente.
Na foto da contracapa Paul está olhando para trás, enquando os outros olham para frente.
Na música "Sgt. Pepper's Lonely hearts Club Band" eles estariam apresentando o sósia de Paul, chamado "Billy Shears" : "so let me introduce to you the one and only Billy Shears"
Na música "A Day In The Life" há um trecho que diz: "He blew his mind out in a car, he didn't notice that the lights had changed" (ele estourou sua cabeça em um acidente de carro, pois não percebeu que as o semáforo havia fechado)
Outro trecho de "A Day In The Life" diz: "A crowd of people stood and stared they'd seen his face before, nobody was really sure if he was..." (uma multidão parou e assistiu, eles viram seu rosto antes, mas ninguém tinha certeza se era ele)
Na música "Good Morning, Good Morning" há um trecho dizendo: "nothing to do to save his life" (nada pode ser feito para salvar sua vida)
Magical Mistery Tour
Na música "All You Need Is Love" John fala: "yes! he is dead!" (sim, ele está morto). Esta é muito fácil de perceber. Ouça a música e perceba que ele diz essa frase em torno dos 3:13 da música.
O disco original vinha com um encarte. Nele havia uma foto dos 4 Beatles, cada um com uma rosa na lapela. A rosa de John, George e Ringo era vermelha. A rosa de Paul era preta.
Na bateria do Ringo, na foto central do encarte, está escrito "Love 3 Beatles", o que queria dizer que agora são só 3 Beatles.
Em todas as fotos Paul está descalço (mortos são enterrados descalços).
O nome do disco "Magical Mystery Tour" (Jornada Mágica e Misteriosa) seria a jornada dos Beatlemaníacos para decifrar os mistérios da morte de Paul.
Em "Strawberry Fields Forever" Lennon diz: "I Buried Paul" (eu enterrei o Paul).
White Album
Em "I'm So Tired", escutando a música de trás para frente, Lennon diz: "Paul is dead man"
No álbum que vem com o disco há uma foto de Paul numa banheira, com sua cabeça fora da água, dando uma forte impressão de ser uma cabeça decaptada.
A cicatriz no rosto de Paul seria na verdade a cicatriz da cirurgia plástica do sosia "Billy Shears" para ficar mais parecido com o verdadeiro com Paul.
Yellow Submarine
O submarino amarelo dá a impressão de ser um caixão enterrado na montanha.
Na capa há também uma mão aberta sobre a cabeça de Paul McCartney.
Abbey Road
Na foto dos Beatles atravessando a rua, Paul está com o passo trocado em relação aos outros
Paul está descalço (mortos são enterrados descalços)
Paul está com os olhos fechados.
Paul está segurando seu cigarro na mão direita (o verdadeiro Paul é canhoto, e estaria segurando o cigarro na mão esquerda)
A música " Come Together " tem um trecho: "one and one and one is three" (um mais um mais um são três) o quer que dizer "John mais George mais Ringo são três". Não contou o Paul, pois ele estaria morto.
A placa do fusca branco estacionado na rua é 28IF, o que queria dizer que Paul teria 28 anos se (IF) estivesse vivo. Além disso, na Inglaterra o Fusca é chamado de Beetle.
Há um carro funerário estacionado.
Toda essa história do boato da morte de Paul McCartney foi muito divertida e ajudou os Beatles a vender mais discos. Existem ainda dezenas de pistas, algumas muito bobas. Atualmente pode parecer um absurdo. Todos sabem que Paul está vivo. Mas na época todos acreditavam.
Paul Is Live
Em 1993 Paul McCartney lançou seu CD solo Paul Is Live fazendo referência ao boato de sua morte, e provando que está mais vivo do que nunca. Repare que a foto também foi tirada em Abbey Road, e que Paul acertou o passo, calçou suas botas, segurou a corrente do cachorro com a mão esquerda, não há mais o carro funerário e na placa do fusca está escrito 50IS que é a idade que Paul estava quando lançou o disco.